terça-feira, 22 de março de 2011

Quem está com estresse? Eu?

Atualmente cerca de 75% a 90% das queixas nos consultórios médicos são por problemas relativos ao estresse que, na verdade, não é uma doença em si mas uma forma de adaptação e proteção do corpo contra agentes externos ou internos. Ansiedade, por exemplo, é um dos componentes psíquicos do estresse, juntamente com o medo, pânico, apreensão, angustia, dentre outros.
O estresse fora de controle pode desestabilizar sua vida em família, no trabalho, com os amigos, causando problemas de saúde como pressão alta, gastrite e outras doenças. O organismo feminino, por exemplo, pode ser muito afetado devido à correria e o acúmulo de múltiplas funções – cuidar da casa, dos filhos, trabalhar fora. Seus sinais podem aparecer de maneiras diversas pois cada pessoa tem uma sensibilidade diferente. O conceito de estresse não é novo mas foi no século XX que estudiosos das ciências biológicas e sociais iniciaram uma investigação mais detalhada levando em consideração que saúde é o bem estar físico e psíquico do indivíduo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).
O estresse pode ser positivo ou negativo e ambos causam reações físicas similares. A grande diferença é no campo do emocional, pois o negativo baixa a auto estima deixando o indivíduo intimidado, perturbado, fazendo com que se anule ou fuja da situação e o positivo faz com que a pessoa se anime, fique motivada e lide bem com as situações da vida.
A personalidade da pessoa é fator preponderante na instalação do estresse pois depende de uma dinâmica psicológica particular e está ligado a sua história pessoal, seja vivenciando um momento de alegria ou de tristeza. É possível lidar com o estresse negativo, mesmo com a vida agitada de hoje em dia, através de técnicas a serem usadas sob a orientação de profissional qualificado. Conheça-se e valorize sua vida!

Um comentário:

  1. è isso ai amiga....há o estresse que nos beneficia se soubermos usa-lo.Grandes Mestres já falaram que é necessario ter raiva....o lance é saber usa-la....se vc nao usa sua raiva vc nao se defende e aí.......babau..........
    bjs...saudades
    ana

    ResponderExcluir